Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Crítica sobre as obras públicas de Porto Velho


Com o desenvolvimento acelerado após as usinas de Jirau e Santo Antônio, Porto Velho superou a média normal de habitantes e por decorrência acabou desestruturada. Ultimamente vários assuntos públicos vêm intrigando boa parte da população, e a nossa ex-pacata cidade (digo pacata por que nos governos anteriores não havia mudanças de planejamento na cidade, então conseqüentemente não havia obras paradas e por fim a população nem se dava conta da horrível condição do município) está no nível de um formigueiro, sem a união das formigas, é claro.
Para amenizar os problemas do nosso ''formigueiro'', foram planejados três viadutos na entrada da cidade visando melhorar o trânsito local que atualmente tem sido caótico. Com as obras paradas por causa das chuvas, o local tem servido de abrigo para sem tetos e usuários de drogas, já que a polícia dificilmente passa revistando o local.
Falando em polícia, vale lembrar que a segurança pública é de longe doentia, com a falta de iluminação em muitas ruas, (iluminação que a população paga por não ter, pois nos talões de luz que recebemos vem sempre uma taxa a pagar incluída no valor total do mesmo) e também por ausência de policiais aptos a promover a devida segurança, pois marginais correm metros à frente enquanto nossa lei ofega nos primeiros passos.
Não muito atrás estão nossos hospitais que superlotados não conseguem atender a demanda de pacientes. Até então, a situação do único pronto-socorro da cidade (João Paulo II) é desprezível, pessoas são atendidas no chão forrado apenas por lençóis, aonde muitas vêm a óbito por falta de medicamentos, aparelhos e equipe médica. Isso sem falar nos bairros onde falta saneamento básico e condições humanas de moradia.
Intrigantemente, em uma visita a Porto Velho quando ainda ministra da casa civil, nossa presidenta (como gosta de ser chamada) Dilma Rousseff apresentou o balanço regional das obras do PAC para Rondônia onde dizia que são investidos mais de 1,3 bilhões de reais em saneamento e habitação, anunciando cifras astronômicas que chegariam a mais de 16 bilhões de reais e isto sem falar na construção das hidrelétricas do Madeira, nos viadutos, entre outros. Deixo aqui bem claro que essa visita foi no ano passado. Fica a pergunta: Para onde vai tanto dinheiro?
Em vista de tanto descaso, ainda há uma propaganda governamental que dita:  - Rondônia, sou daqui e exijo respeito - Exijo respeito? Como exigir respeito se não somos respeitados? A população há muito sofre com a falta de atenção ao município, só somos vistos pelo país por causa das usinas, do contrário seriamos tidos como índios, e por quê? Deixo a vocês a curiosidade de procurar saber!

14 comentários:

  1. Foda. Queria saber quem redige estas redaçções. Dez.

    ResponderExcluir
  2. Bom pela data do poste nao sei dizer se ja avia sido anunciada ou não mais foi informado recentemente que as obras dos viadutos estao sobre nova licitação pois a antiga empresa que estava construindo desistiu do projeto entao temos um prazo de mais 90 dis pra retomada do projeto e cerca de 1 ano de prazo para termino . sobre a iluminação, o cidadão que paga essa taxa sem ter o beneficio contribui para o caos pois nao a meios da prefeitura ir de rua em rua e ver que poste tem luz ! o cidadão que nao possui luz na sua rua deve recorrer a ceron e pedir para ser excluido da lista de pagantes de iluminaçao publica , esse é um direito de todo brasileiro !
    bom e mais comodo ainda dizer que o joão paulo segundo esta atendendo pessoas ao chão e deixando pessoas morrerem por falta de medicamento quando não se entende do assunto, pois o joão paulo segundo recebe pacientes de toda região norte e tem o melhor atendimento entre os hospitais publicos , a melhor infra estrutura de rondonia mais é impossivel pra um hospital que foi projetado para atender apenas porto velho e os municipios de rondonia atender toda a região norte com excelência , se temos pessoas sendo atendidas no chão posso garantir que e melhor do que não atende-las ! bom ! se voce nao sabe onde foi investido o dinheiro do pac e porque vc esta afastada de rondonia a mais de 10 anos ! pois eu fui criado aqui e me lembro muito bem quando todos as ruas erao de cascalho e de quando as pessoas morriam sem ter como chegar a outra cidade pois a br era praticamente inexistente se voce nao consegue perceber que a perfeiçao e incansável mais é sempre o objetivo almejado voce esta fazendo isto errado ! e por ultimo mesmo que moracemos em tocas , cavernas , buracanos em arvores sempre devemos exijir respeito por tudo que temos afinal de conta acredito vc seja mais religiosa do que eu mais oque deus diria se vc reclama-se de tudo que ele te deu ?
    att: Aziz junior

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Aziz, tudo bem que a ordem DeMolay traz o patriotismo como uma das 7 virtudes trabalhadas com o jovem, porém seu texto deixa a dúvida se está tentando imitar seu professor Nazareno ou se realmente está defendendo a administração de sua cidade.Digo o porquê: Primeiro que, para imitar o mestre das ironias precisa ser capaz e com esses argumentos pífios você não convence ninguém e,se estiver realmente defendendo a prefeitura,vejamos: os viadutos estão parados há mais de um ano e só agora a prefeitura percebeu que a firma quebrou? O que eles fizeram neste tempo todo????João Paulo tem excelente estrutura e atendimento perfeito? onde você vive?pois ser atendido no chão é humilhante para qualquer indivíduo que passa anos pagando seus impostos e estrutura,meu caro jovem, melhor tomar um pouco mais de informação pois ali nem na entrada tem estrutura para atendimento básico das pessoas.E o pior meu caro, como você se utiliza de argumentos tipo - a "cidade era de cascalho", "BR sem condições de sair daqui",querendo justificar a grana aqui investida? primeiro você NÃO tem idade para estar aqui desde que esta cidade era cascalho e muito menos quando a BR era terra pura;segundo: essas quantias vultuosas que entram para o Município estão ocorrendo nestes úiltimos 3 anos com a entrada das usinas e a pergunta é:Onde está indo parar essa grana se TODAS as obras estão paradas para as quais veio esse dinheiro - obras da caerd parada, viadutos parados, construções na zona leste parada(incrível como toda empresa contratada quebra pois ali também parou porque quebrou), ruas esburacadas, trânsito um caos, educação um desastre e muito mais.Qualquer que seja sua posição - imitação do professor ou sua própria opinião - precisa informar-se,conhecer e não usar artifícios estapafúrdios como os acima; seja coerente pois exercer a cidadania na ordem é muito bom,mas deve saber como fazê-la.Leia mais e informe-se, pois a leitura também o ajudará a escrever de forma correta pois há erros em seu texto não condizente com seu nível de escolaridade pois "havia" se escreve com "h"; "morássemos" com 2 "s" e acento;"estão","não","perfeição", "iluminação" levam "til", entre tantos outros acentos e erros que você cometeu e num artigo de opinião devemos primar pela linguagem correta.Estude mais! Leia mais e INFORME-SE pois isso o ajudará a expressar-se com coerência,defender algo sem base não é trabalho de um DeMolay. um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bom só para inicio não sou aluno do terceirão e não possuo nem um contato com o professor nazareno e muito menos me interessa uma afronta a um professor tão influente da grade escolar do joão bento da costa .
    segundo não estou postando com intuito de exercer a 7 virtude apenas mostrando minha opinião sobre o tema pois acredito que a muitos erros no texto enviado pela Patricia e muitos no seu Comentário ! primeiro para quem não sabe uma empresa precisa passar por um processo até declarar falência de fato , e até que isto seja feito de fato não se pode fazer outra licitação a menos que a empresa quebre o contrato e pague multa perante o governo e como todos sabemos quem e dono de algo luta até a morte para que isto vá para frente acredito eu que o dono esperou até o ultimo momento e ate o termino do processo para declarar falência.
    segundo para alguem que diz que o joão paulo segundo não tem estrutura é lógico que você não conhece o verdadeira area de atendimento do hospital . ele foi construído para saciar as necessidades da cidade de porto velho e dos municípios do interior porem o JP é o melhor e um dos maiores hospitais públicos da região norte portanto ele atende tanto casos de Rondônia quanto do resto da região fazendo assim com que a super lotação prejudique a eficiência a do atendimento bom se você acha humilhante se atendido no chão então acredito que ao seus olhos e muito mais eficiente morrer em casa do que passar esta humilhação e ser tratado da melhor forma que se pode até agora.
    bom por fim só tenho a dizer que se voce pretende discutir sobre o assunto tratado neste blog então discutiremos agora se for sua intenção ofensas pessoais só tenho a ti pedir que lembre-se do seu juramento iniciatico e que não perca mais seu tempo não responderei ofensas pessoais somente discussões sobre o tema afinal de contas o nome do blog é Falo mesmo e esta aberto para impormos nossa opinião sobre o o tema tratado ah ja ia me esquecendo .
    quando falava sobre estradas de terra nao me referia a mais de 18 anos atraz e sim a 4~5~6 anos atraz onde toda zona sul de porto velho era desprovida de asfalto e de saneamento básico
    então por favor antes de criticar interprete leia e releia e tente encaixar os fatos não da forma mais oportuna a sua ladainha e sim ao que realmente se trata o texto ai sim teremos discussões saudáveis

    ResponderExcluir
  5. Correção : Pronto socorro João paulo 2

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Aziz por que tanta irritação?E, se encontrou erros no meu texto pode apontar, pois gosto de ser corrigido;a valorização da língua para mim é algo que mantenho nos meus textos e,sou humilde o bastante para aceitar críticas e me corrigir.Não quis ofendê-lo quando disse que o João Paulo não tem infra-estrutura, que você não tem idade suficiente para ter vivido na época do cascalho nesta cidade, pois quando aqui cheguei em 89 várias dessas ruas já eram asfaltadas, mas se a interpretação fez com que você visse assim não posso fazer nada,pois para argumentar devemos trabalhar com argumentos verídicos e plausíveis, concorda?E, saiba que saneamento básico ainda não existe na zona sul, pois Porto Velho dispõe apenas de 5% de saneamento, pois a firma que começou a fazer parou devido ao super-faturamento na licitação e agora AINDA está embargada nos órgãos competentes.Como pode ver, nosso Município continua com uma série de problemas e longe da perfeição.

    ResponderExcluir
  7. irritação ? talvez você tenha entendido errado esse não e um assunto que possa me deixar irritado bem pelo contrario adoro discussões que possam levar ao um bom resultado. Como na zona sul não tem saneamento básico ? Moro na zona sul boa parte dela ja tem esgoto iluminação e agua tratada. bom talvez te falte conhecimento pratico. conheço as ruas e os bairros de porto velho da mesmo forma que conheço a cama em que durmo. em momento algum disse que toda porto velho estava recebendo saneamento basico apenas afirmei e volto a afirmar que a zona sul ou boa parte dela ja tem ! e que criticas sem fundamento ao estado não resolve nada , já que e possível criticar que tal então você começar a dar soluções ? pois criticar sempre foi muito facial . o governo vem agindo da melhor forma possível , não se pode mudar um estado do dia para noite mais ainda assim as pessoas fecham seus olhos e aponto os dedos a todo custo como se fosse ajudar muito apenas apontar os erros e esconder todas as coisas boas que tem sido feitas , se realmente tudo esta tão ruim e caótico como vocês teimão em afirmar e criticar. levando em conta que suas criticas sejam ''construtivas'' então porque ate hoje ninguém resolveu protestar ? se manifestar de forma volumosa ? pois no brasil como todos sabem nada muda antes de uma revolta . meu querido com tudo o que posso ver você só é mais um falso moralista que critica pra fazer showzinho mais que não contribui com nada para fazer de tua terra um lugar melhor

    ResponderExcluir
  8. E no que você contribui meu querido DeMolay?Sou maçon,tenho 38 anos e não vou ficar discutindo com criança.VAMOS PARAR POR AQUI,se você é um pouquinho conhecedor das normas,sabe o que fazemos e de que forma contribuimos.

    ResponderExcluir
  9. Bom Aziz, só para constar a taxa de iluminação pública já vem no boleto de energia da ceron! bem, eu moro aqui a 13 anos, conheço muito bem a cidade, só que o asfaltamento das ruas só se dá pelo centro, vai lá ver o bairro Ulisses Guimarães, Lagoinha, entre tantos outros de periferia se as ruas são asfaltadas.
    Ah, sobre o JP II acho que você não esteve lá para ver o caos total que havia naquele local, pois até o Jornal Nacional declarou situação de emergência para tal hospital, e para um jornal conceituado como o JR vir lá de SP até aqui só para mostrar ao Brasil a situação de nossos hospitais públicos, é dado crédito! e creio que a falta de medicamentos e aparelhos médicos de qualidade, não significa bom atendimento. Se você tem isso como o melhor que eles podem fazer, bem a questão é sua!E Respeito é algo que se tem, e não se conquista, acha que tem respeito a nossa cidade diante das demais capitais do Brasil? outra, não falei sobre o prazo dos viadutos em meu texto, falei sobre a consequencia deles, então vamos prestar mais atenção ao ler algo, e comentar sobre! cuidado ao comentar um texto cometendo erros gravez de norma escrita, que eu creio que você aprende desde que está na escola como 'avia' fica a dica. E por favor, esse blog é de crítica não de discussões sobre ceitas ok?

    ResponderExcluir
  10. Bom se não se pode espor sua opinião neste blog então não me serve de nada do que adianta ficar apenas lendo as ideias de outras pessoas sem poder expor as suas ? o que eu tinha para dizer já foi dito de mais que continue o circo .

    ResponderExcluir
  11. Bem querido, meu texto só tem opiniões minhas. Tanto que foi escrito por mim! Não costumo me basear em boatos e sim em FATOS, e se acha que isso aqui é um circo, não vire um palhaço que só vive de comentários, faça a sua diferença, busque conhecer para saber. Fica outra dica (:

    ResponderExcluir
  12. Bom se o circo foi armado pelo seu texto quem mais poderia ser o palhaço ? ou melhor palhaça ? : )

    enfim o nivel já desceu muito não voltarei a postar neste blog

    abs : )

    ResponderExcluir
  13. Eita falta de interpretação de texto! Não havia ninguém armando circo antes do seu comentário... vieram até falar de ordem DM, então quem é o palhaço?
    Rs, tolinho.

    ResponderExcluir
  14. Nazareno fazendo nascer o espírito crítico de seus alunos (como sempre), huahuahauhauahua.

    ResponderExcluir